domingo, 7 de junho de 2015

Contra o "Acordo Ortográfico"--Da escritora Margarida Faro










Peço desculpa pelo anormal comprimento do texto, mas, teve que ser!

Quem me conhece, sabe: desprezo (odeio, mesmo) o ABORTO ORTOGRÁFICO - leia-se empobrecimento desnecessário, mercantilista e irreparável de uma raíz nacional -, tanto quanto os seus Autores, eminências pardas, egocentradas e arrogantes, que se apoderaram do que não lhes pertencia em exclusivo e inventaram a ABERRAÇÃO, por eventual medo de o seu nome não ficar gravado na História.

Aprendi de pequena. Em casa, falava-se com conhecimento e correcção. Depois, calhou-me em (muita) sorte ter bons e exigentes Professores, que mais me ensinaram. Hoje, escrevo livros e, independentemente da qualidade atribuível, enoja-me pensar que, se não no imediato, um dia, o que deixo escrito irá aparecer numa Língua distorcida, deformada, vilipendiada, se bem que eu, a Autora, veementemente, me oponha à sua violação.
Estudei alguns e respeito o idioma seja de quem fôr (o acento é propositado). O meu, mais ainda. Assim, pergunto-me por que diabo de febre irracional certos senhores (esta manhã, tomei as pílulas da boa educação) querem obrigar-nos a desrespeitar as regras, trocando-as pela obrigatoriedade de escrever mal e, em duas ou três gerações, falar pior. Por arrogância e por decreto!
Seria melhor se ensinassem devidamente as pessoas, de modo a evitar, por exemplo, a situação que acabei de testemunhar, da qual ainda sofro espasmos nas pernas.
Uma vez que não falo chinês, tive que ler as legendas de um documentário inglês no qual se enumeravam obras de renovação de uma cidade, na China. Até aqui, tudo normal. Inadmissível e desagradável surpresa foi ler que iriam substituir, entre outros elementos, os "corrimões" de um edifício com grande passado.
Então, não é? O plural de uma coisa onde se "corre a mão" é uma coisa onde se "correm as mões"! Claro como cristal! Singular: corrimão. Plural: corrimões! Ignoramos estas e outras (como "acim", por assim, ou "conheser" por conhecer. Verdade. Eu li) e passamos a escrever (e a dizer) correto, teto e lecionar, por correcto, tecto e leccionar. Tudo jóia!
Fico-me por aqui. Tomei a pílula, mas, fi-lo cedo e o efeito está a passar.

3 comentários:

  1. Totalmente de acordo. Há muito que venho chamando ao A.O. de ABORTO ORTOGRÁFICO. E também já publiquei que numa época em este desgoverno nos vai cortando tudo, que ao menos não nos "cortem" a língua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu inteiro acordo com o texto da Margarida Faro e com a resposta do Carlos Anselmo: "...que AO MENOS não nos "cortem" a língua!"

      Eliminar
  2. Carlos Anselmo: totalmente de acordo consigo! Como Professora de Português, recuso-me a aceitar o "Aborto Ortográfico!

    ( tenho página do facebook:https://www.facebook.com/mariaelisa.ribeiro.75?fref=nf)

    ResponderEliminar